segunda-feira, 30 de janeiro de 2017


Passos importantes pra começar a fazer calçados

Quando as pessoas me veem fazendo calçados ou ensinando como fazer acreditam que eu tenho um "dom especial" ou que eu nasci sabendo, rs, mas é óbvio que não funcionou dessa maneira.

Eu tive que ralar muito pra chegar no nível que me encontro hoje e ao longo desse tempo fazendo calçados e ensinando as pessoas a fazer, eu desenvolvi alguns métodos e nesse texto quero te explicar quais os três passos que eu recomendo você seguir pra poder aprender a fazer calçados cada vez melhores e com cada vez mais facilidade.

Passo 1 - Arrume um espaço: calma, não estou dizendo pra você arrumar um galpão de 1000 metros quadrados, comprar um monte de máquinas ou arrumar umas mesas pra poder começar. Arrume apenas um pequeno espaço, como um canto do seu quarto, um cantinho da sala, onde você consiga colocar uma máquina de
costura manual e os materiais necessários pra fazer cada modelo. Tente organizar seus trabalhos em pequenas caixas que podem ficar embaixo de mesas, ao lado de um móvel encostado na parede, ou seja, um pequeno espaço garanto que é suficiente. Eu comecei em um quartinho no fundo da casa dos meus pais que tinha cerca de 10 metros quadrados, acredite!

Passo 2 - Adquira ferramentas e materiais básicos: você não precisa comprar um monte de máquinas industriais, nem todas as ferramentas que encontrar em alguma loja de calçados ou então todos os tipos de couro, sintéticos e tecidos que encontrar nas lojas de aviamentos. Compre somente o necessário e básico pra poder começar a fazer, pois só é necessário algumas poucas ferramentas (que explicarei em outro post) e alguns centímetros do material
que vai usar pra confeccionar o calçado específico que você vai fazer naquele momento, ou seja, o básico é suficiente. Eu comecei e tinha apenas uma máquina de costura caseira, um alicate e um martelo.

Passo 3 - Estude e Pratique: estude tudo o que você quer fazer, quem você quer atender, que tipo de material você vai usar, como você pode melhorar o que está fazendo, quais os componentes de cada modelo e etc. Procure estar sempre atualizado sobre o que tá rolando dentro do universo que você escolheu, acompanhe as marcas que estão visadas no mercado, procure aprender com quem conhece daquilo que você precisa melhorar, alguém que te dê
confiança sobre o que quer aprender e siga os mesmos passos pra poder tentar alcançar o melhor nível possível dentro do que você se propôs a fazer.

Pratique, ou seja, faça cada vez mais, quanto mais faz qualquer coisa, melhor você fica no que está fazendo. Portanto, não deixe de fazer nunca!

Então, se você seguir esses passos com dedicação, eu garanto a você que seu desenvolvimento nessa arte vai ser muito grande e que vai avançar muito!

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário